Prazeres / Artes

Vhils transforma um Mini em arte

O famoso artista português colaborou com a marca inglesa num projeto que resultou na transformação de um Mini clássico numa obra de arte impressionante intitulada "TRACERY".

Foto: DR
22 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rosário Mello e Castro
Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, é um artista português de renome internacional, famoso pelas suas obras urbanas marcantes. Desafiado pela Mini, o artista empreendeu um projeto inovador: transformar um Mini clássico numa obra de arte. O resultado dessa colaboração única recebe o nome de "TRACERY" e representa uma fusão entre a história da marca automóvel icónica e a expressão artística contemporânea.

Este projeto é a mais recente etapa de uma parceria contínua entre a MINI e o Vhils Studio. Em 2022, Vhils homenageou Sir Alec Issigonis, o criador do Mini original, com uma intervenção de grandes dimensões que destacava a importância histórica e cultural do veículo. Agora, é a vez de homenagear a obra de Issigonis em si: o Mini.

 Esta obra meticulosa exigiu seis meses de trabalho e cerca de 30 mil furos nos painéis do veículo.
Esta obra meticulosa exigiu seis meses de trabalho e cerca de 30 mil furos nos painéis do veículo. Foto: DR
Então, o que significa "TRACERY"? É uma palavra que remete à arquitetura gótica e descreve padrões ornamentais complexos que permitem a entrada de luz. Nesta obra, o termo refere-se a técnica de perfuração utilizada por Vhils, que cria uma interação única entre o automóvel e a luz ambiente, refletindo os elementos característicos do seu estilo artístico. Para conceber esta instalação, Vhils viajou até Oxford, onde teve a oportunidade de selecionar o carro que queria como "tela". A escolha recaiu sobre um Mini MkI de 1965, um modelo revolucionário na sua simplicidade, representativo do legado da marca em inovação e mobilidade urbana.

O responsável da Mini em Portugal, Gonçalo Empis, explicou esta parceria da seguinte forma: "A MINI é uma marca que sempre olhou para o futuro sem esquecer o seu legado. Já o Vhils tem o poder de deixar a sua marca na paisagem urbana de forma indelével. Encontramos nesta colaboração uma união de elementos que nos inspira. Estamos orgulhosos do resultado deste desafio lançado ao Vhils e à sua equipa."

O resultado dessa colaboração única recebe o nome de
O resultado dessa colaboração única recebe o nome de "TRACERY" e representa uma fusão fascinante entre a história da marca automóvel icônica e a expressão artística contemporânea. Foto: DR
Para dar vida ao conceito, o artista português contou com a colaboração da Rusty Soul Garage, uma oficina especializada em arte automóvel. Esta obra meticulosa exigiu seis meses de trabalho e cerca de 30 mil furos nos painéis do veículo. "TRACERY" foi oficialmente apresentado no Vhils Studio e estará em exibição em concessionários da MINI em Portugal antes de integrar a coleção internacional da marca, participando em eventos e exposições em todo o mundo.
Saiba mais Arte, Atualidade, Vhils, Mini, TRACERY, Artista, Mini MkI, Rusty Soul Garage
Relacionadas

A história do limão num livro que é também um objeto de desejo

Nobre limão que salva do escorbuto, tira nódoas e cheiros, aromatiza receitas, entra na composição de perfumes e até dá para fazer limonada. Uma nova edição da Taschen conta toda a história desde pequeno, mas poderoso fruto: "The Gourmand’s Lemon – A Collection of Stories and Recipes".

Dior apresenta o novo livro exclusivo "Dior Scarves: Histórias de Moda"

A icónica casa de moda francesa apresenta o seu mais recente tesouro para os aficionados da moda. Sob a direção de Maria Grazia Chiuri e editado por Maria Luisa Frisa, esta obra exclusiva mergulha nas inspirações e na história dos emblemáticos lenços de seda da Dior, desde os dias de Christian Dior até às mais recentes criações.

Mais Lidas